top of page

Seis tendências de luxo críticas para ficar à frente em 2019


Fonte: Luxe.digital

2018 foi mais um ano de crescimento sólido para a indústria de luxo. A maioria das marcas de alta qualidade viu vendas significativas à medida que seus investimentos em digital começaram a valer a pena. As marcas mais avançadas estão de fato dominando nosso ranking das marcas de luxo mais procuradas do mundo. Eles estão bem encaminhados para alcançar a projeção para 2025, com pelo menos 20% de suas vendas totais estimadas em on-line.

Em 2025, quase um quinto das vendas pessoais de luxo será realizado on-line.

2019 não será tão brilhante, no entanto. As incertezas macroeconômicas aparecem ao longo do ano. Com a China sendo um importante impulsionador das vendas globais de bens de luxo, a indústria estará entre as primeiras vítimas de um ambiente de comércio global em deterioração.

Além disso, uma crescente disparidade de ganhos no Ocidente, combinada com uma mudança geracional entre os consumidores de luxo, está fazendo com que os clientes mais abastados busquem uma abordagem nova e diferente para o luxo.

" Precisamos reconhecer o fato de que, em um determinado momento, vamos desacelerar, não podemos continuar crescendo de 50% a 60% por mês, é impossível. ” Marco Bizzarri, CEO da Gucci

Consumidores ricos de fato favorecerão a privacidade e a segurança em 2019. A Bain & Company também descobriu que quase a metade de todos os consumidores e, principalmente, a maioria dos Millennials, está comprando menos bens e mais experiências. Caso em questão, o Euromonitor espera que a economia da experiência, que inclui serviços de lazer, recreação, viagens e alimentação, aumente de US $ 5,8 trilhões em 2019 para US $ 8 trilhões em 2030.

As marcas de luxo precisarão oferecer uma nova gama de serviços e experiências para responder às novas expectativas do setor.

6 tendências críticas para ficar à frente em 2019

Então, o que as marcas de luxo devem focar em 2019 para se manterem relevantes e se envolverem com seus consumidores abastados? Analisamos as seis tendências mais críticas que separarão os vencedores dos perdedores nos próximos anos.

1. Novos jogadores, novo manual

O luxo não está mais restrito a marcas legadas. Em vez disso, vemos uma proliferação de novos players digitais e marcas de nicho que estão tomando a indústria do luxo pela tempestade. Essas marcas nativas digitais inovadoras tendem a ser mais capazes de atender às expectativas de mudança dos consumidores modernos afluentes. Esperamos ver o surgimento de novas marcas de luxo voltadas especificamente para várias tribos de consumidores. As marcas de luxo legadas precisarão, portanto, passar da ultra-exclusividade para um novo sabor de inclusão para se alinhar com essa mudança social. Essas marcas de luxo digital primeiro não têm sistemas legados e processos que os retenham, o que significa que eles podem inovar rapidamente. A ascensão destes desafiantes de luxo promete abalar ainda mais o mercado de luxo tradicional, à prova de balas. Para marcas de luxo, é hora de reforma, ou então.

2. Além da pureza da marca

Será interessante em 2019 prestar muita atenção à "contaminação" inter-setorial (colaborações ou novas ofertas que ampliam o DNA da marca em vez de distorcê-lo) e às profundas mudanças culturais e como elas estão afetando as casas de luxo mais tradicionais. Silos estão quebrando. Isto em parte porque você vê varejistas de luxo como a Net-a-Porter, a Saks Fifth Avenue ou a Neiman Marcus vendendo produtos de bem-estar. As marcas de luxo estarão cada vez mais alcançando fora de seu setor, desde colaborações de cápsulas a compromissos de talentos criativos estratégicos e novos modelos de negócios.

Consumidores afluentes também não são mais “compradores de luxo absolutos”. Em vez disso, eles cada vez mais misturam e combinam o alto com o baixo. Essa tendência parece satisfazer a necessidade dos consumidores afluentes modernos de expressarem seu próprio estilo, em detrimento dos marcadores tradicionais de luxo.

Isso também significa que continuaremos a ver mais colaborações fora da fronteira tradicional de luxo. Outro ponto interessante a ser observado é o crescimento do luxo para aluguel (Like Rent the Runway, que oferece acesso a roupas e acessórios de luxo por assinatura).

3. Mente do milênio

Para permanecer relevante no contexto moderno, as marcas de luxo vão focar ainda mais no consumidor individual e abraçar interpretações progressivas da ideia de luxo. Mais do que simplesmente uma mudança demográfica, as marcas de luxo que vão além dos esforços direcionados por gerações para entender completamente a mentalidade dos novos consumidores modernos de luxo serão recompensadas. Os consumidores preocupados com o milênio são as novas forças motrizes do luxo. Sua influência, motivações, comportamentos e valores continuarão a redefinir o luxo em cada ponto de contato em sua complexa jornada de compra - do posicionamento da marca ao desenvolvimento de produtos sustentáveis, operações de negócios e estratégia de marketing.

4. Personalização em escala

As marcas de luxo se tornarão cada vez mais personalizadas e convenientes. Os compradores de luxo buscam experiências físicas e digitais ininterruptas. Eles esperam que suas interações on-line com uma marca correspondam à sua experiência off-line de primeira classe. Como resultado, marcas de luxo têm que projetar um ecossistema de canal impecável. Em 2019, isso incluirá mais experimentos com tecnologias conectivas, como Realidade Aumentada (AR) e Inteligência Artificial (IA). As mídias sociais também continuarão a desempenhar um papel fundamental na geração de valor, nos insumos do consumidor de crowdsourcing e nas inspirações criativas.

5. Sustentável é essencial

As histórias que as marcas de luxo dizem também vão além do estilo de vida aspiracional de seus consumidores. Eles serão mais fundamentados em autenticidade e responsabilidade social. Essa ênfase em experiências conduzidas por valor cria novas oportunidades de engajar consumidores abastados, contribuindo de forma significativa para seus estilos de vida e, ao mesmo tempo, impulsionando mudanças positivas no mundo. Mais marcas estarão investindo em práticas sustentáveis ​​e éticas para satisfazer a demanda de seus consumidores abastados. É por isso que temos visto um número crescente de marcas de luxo como a Gucci, Michael Kors e Diane Von Furstenberg anunciando seu recente compromisso com práticas de moda mais éticas, incluindo a desonestidade. Modernos consumidores afluentes cada vez mais compram com propósito. Eles são movidos por um compromisso com a sustentabilidade, exigem rastreabilidade e transparência em suas compras e escolhem marcas que geram mudanças positivas. Consumidores afluentes querem marcas de luxo com backstories significativos. Como resultado, as marcas de luxo precisarão se tornar mais expressivas sobre seus compromissos com práticas sustentáveis ​​e éticas.

6. Diversidade inclusiva

Finalmente, diversidade e fluidez de gênero estão ganhando força. Esperamos ver mais marcas de luxo para experimentar fora dos limites tradicionais do que é "para os homens" e "para as mulheres" e celebrar a diversidade. Casas de moda de luxo como Louis Vuitton, Burberry e Dior já começaram a adotar essa filosofia. A Chanel também estreou a linha de maquiagem masculina, Boy de Chanel, que provavelmente será seguida pelo restante do setor.

Arquivo
bottom of page